quarta-feira, 20 de maio de 2020

Arte-Educação no Brasil

Pensando sobre Arte-educação com Ana Mae Barbosa


O Relato encomendado pela UNESCO à INSEA (1989), assinado pela educadora brasileira Ana Mae Barbosa, já fazia sérias referências à importância da arte-educação para o desenvolvimento de um ser-humano melhor.
O documento serviu como base para o "Congress on Quality on Art Teaching", da UNESCO, tal sua consistência. O artigo começa explicando: 'Artes têm sido uma matéria obrigatória em escolas primárias e secundárias (1º e 2º graus) no Brasil já há 17 anos. Isto não foi uma conquista de arte-educadores brasileiros mas uma criação ideológica de educadores norte-americanos que, sob um acordo oficial (Acordo MEC-USAID), reformulou a Educação Brasileira, estabelecendo em 1971 os objetivos e o currículo configurado na Lei Federal nº 5692 denominada "Diretrizes e Bases da  Educação'
Outra observação relevante e construtiva encontrada no texto é sobre cursos de Licenciatura em Educação Artística nas faculdades e universidades do Brasil, em sua maioria de dois anos de duração, outorgando diplomas a arte-educadores: 'É um absurdo epistemológico ter a intenção de transformar um jovem estudante (a média de idade de um estudante ingressante na universidade no Brasil é de 18 anos) com um curso de apenas dois anos, num professor de tantas disciplinas artísticas.'
O documento - o artigo integral - a que me refiro está disponível para leitura e download na internet. Este não é um assunto tão popular, até os dias de hoje, e apenas uma pequena parte dos acadêmicos brasileiros se preocupa em investigar a questão. Muitos de nós, leigos, não compreendemos as prioridades do governo para a educação, mas sentimos, ao longo dos anos, que algo não está bem. A meu ver, arte-educação é a disciplina da cura. A nossa sociedade anda adoecida, não é de hoje. Somente se fechamos os olhos é que deixamos de observar a corrupção, a falta de ética e o descompromisso que permeia a nossa vida.

Outrora chamada de educação-artística e focada quase que exclusivamente na arte de desenhar, suas técnicas e utilidades, especialmente industriais, arte-educação é algo muito mais amplo, penso que diretamente relacionado à qualidade da nossa cultura, entenda.

Hoje, no Brasil e no mundo, contamos com diversos projetos experimentais envolvendo arte-educação, aplicando, por vezes, práticas pedagógicas não previstas nas diretrizes governamentais, todavia notavelmente avançadas e competentes. Sinto que falta apoio para estas ações, para que haja um fortalecimento cultural. É evidente que precisamos de uma sociedade mais culta. e posso ver que, neste sentido, arte-educação vem a ser um excelente caminho.

Um povo sem cultura, sucateia a educação, a saúde, o meio-ambiente. Uma sociedade culta pensa melhor, desenvolve-se, prospera.

Saiba mais sobre Arte-educação com Ana Mae Barbosa (ECA/USP, São Paulo/SP):