O perigo de uma história única
Baseado em importantes documentos internacionais, em especial na palestra "El peligro de la historia única", disponível na plataforma TED, da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie (foto), este MOOC (Massive Online Open Course), traz à tona sérias reflexões sobre o preconceito que ainda vigora no mundo, especialmente em relação a culturas diferentes da nossa, e sobre como a interculturalidade se faz imprescindível neste caso.
Destinado a estudantes e profissionais de diferentes áreas, o curso é ministrado em espanhol, francês e inglês, mas o estudante pode optar pelo que preferir para fazer os exercícios e as avaliações. Tem, por objetivo, a apresentação de ferramentas para a abertura de dimensões interculturais na vida cotidiana do cursando.
Finalizando este artigo, segue um pequeno trecho transcrito da palestra de Chimamanda Ngozi, como fonte de inspiração:
(...) quando deixei a Nigéria para cursar uma universidade nos Estados Unidos, eu tinha 19 anos. Minha colega de quarto, americana, ficou chocada comigo. Ela perguntou onde eu tinha aprendido a falar inglês tão bem e ficou confusa quando disse que a Nigéria tinha o inglês como idioma oficial. Ela perguntou se podia ouvir o que chamava de "música tribal" e, consequentemente, ficou muito decepcionada quando produzi minha fita de Mariah Carey (risos).