sábado, 22 de agosto de 2020

Globalização e Educação a Distância


"A interdependência crescente que se verifica na sociedade de massa é, além disso, multiplicada, já em escala internacional, pela emergência dos chamados problemas globais da humanidade: a impossibilidade de uma guerra na era das armas nucleares de extermínio, a necessidade de enfrentar coletivamente as catástrofes ecológicas, assim como os problemas levantados pelas novas técnicas (...) assim como a antítese seca entre capital e trabalho assalariado."

O trecho citado é a sinopse do livro de Octavio Ianni, A Sociedade Global*, publicado em 1992 e citado até hoje em trabalhos acadêmicos, acima de tudo, dada à qualidade, profundidade e criticidade do texto do sociólogo.

Quase vinte anos depois, com o advento da pandemia da COVID 19, além da situação política mundial, da corrupção sistematizada e do avanço a passos largos da desigualdade social pós-moderna, a obra de Ianni, feito uma profecia que se concretiza, resume bem a visão que temos deste mundo pós-globalizado.

EaD Opcional x Ensino Presencial Obrigatório

Neste sentido a Educação torna-se um instrumento primordial, para que o indivíduo tenha ao menos uma chance de escapar das mazelas do novo mundo, tão mais competitivo quanto mais indiferente ao fracasso alheio.

No entanto a Educação também está comprometida, até certo ponto. A Escola normal atingiu o ápice da incompetência no terceiro mundo, revelando definitivamente o objetivo deste tipo de educação desde o princípio, quando líderes religiosos e empresários se uniram para fundar uma instituição capaz de doutrinar o proletariado, educando filhos de operários para se tornarem operários como seus pais. Enquanto escolas para ricos educavam crianças para se comportarem e agirem como ricos, com etiquetas definidas, vocabulário e comportamento diferenciados, uma forma sutil de separar os ricos dos pobres. Assim se deu a história e, hoje, em pleno século XXI, podemos enxergar o resultado dessas manobras.

Todavia, com a globalização chegou também o acesso a tecnologias que tanto servem para uns, como para outros. A Educação começou a se libertar das grades curriculares, e muitos jovens pobres buscam acesso a informações, conhecimentos e técnicas que não são disponibilizadas pela escola normal, mas através da internet. De repente abriram-se as portas das bibliotecas para quase todos. Um pobre pode ter acesso à mesma aula de um rico. Sociedades e organizações acadêmicas do mundo todo rapidamente se deram conta da importância do uso das novas tecnologias para propagação do conhecimento ora produzido, e praticamente todas as instituições passaram a oferecer cursos na categoria EaD (Educação a Distância).

Neste sentido, o ensino presencial obrigatório robotiza educandos, por meio de um sistema de ensino humanizado. Em contrapartida, a educação a distância (EaD) opcional humaniza educandos, através de um sistema de ensino robotizado. A meu ver a EaD opcional sugere um sistema educacional mais democrático, e menos egocêntrico. Não é sempre que estamos dispostos a refletir, participar, colaborar ou dar atenção a um professor. Muitas vezes os educandos chegam na sala de aula já cansados, ou preocupados com eventos do seu cotidiano, muitas vezes não está preparado naquele momento para fazer uma avaliação. A educação a distância permite ao educando gerenciar e decidir a velocidade do seu progresso, bem como auto-avaliar-se quanto ao seu desempenho, promovendo mais consciência e combatendo a alienação social.

Um ponto de vista otimista:

A escola normal está em xeque, não necessariamente deve ser extinta, a meu ver, mas precisa ser repensada, urgentemente. Faz-se necessário, e já se inicia, um processo de desescolarização da escola normal. Provavelmente deve-se aplicar técnicas da educação a distância no ensino presencial e isto já vem acontecendo. Penso que esta fusão poderá contribuir para o surgimento de um sistema educacional público mais atraente, funcional e competente.

___

*Ianni, Octávio (1992). A Sociedade Global. Civilização Brasileira. ISBN 9788520001004