domingo, 15 de novembro de 2020

Escola: Papel Social e Desafios Contemporâneos

O Falso Problema

"A escola é um rito iniciático que introduz o neófito à carreira sagrada do consumo progressivo..." Ivan Illich

O papel social da Escola, a priori, está relacionado às políticas sociais de cada povo, comunidade, sociedade ou país. No Peru, por exemplo, a Ancestralidade faz parte da formação escolar do educando, e para concluir o ensino fundamental, todo estudante precisa aprender a tocar pelo menos uma música na Zamponha¹, uma flauta ancestral que ensina a respirar. Naquela região, saber respirar é fundamental para sobreviver subindo montanhas. Neste sentido, o papel social da Escola, para aquele povo, é totalmente distinto do que acontece no Brasil. Aqui, para começar, nós fomos diretamente influenciados, em todos os sentidos, e por se tratar de um país de grandes dimensões, existem muitas Culturas importantes, patrimônio do nosso povo, que foram visivelmente descartadas em favor da introdução de culturas estrangeiras.


No período da Ditadura Militar, na década de 60, o papel da Escola Normal, no Brasil, não considerava, em hipótese alguma, e até discrimina e censurava qualquer manifestação cultural legítima brasileira, privilegiando esportes e culturas internacionais (APUD VAGO, 1996).
 
Por exemplo a Capoeira, o Samba e outras culturas populares autênticas, só hoje em dia são aceitas, regionalmente, em ambiente escolar. Isso porque o modelo de educação que se adotou no país, a partir da década de 60, foi criado para atender a Indústria, nos moldes propostos por Henry Ford² e outros industriais contemporâneos. Um modelo competitivista, técnico, sectário e ultrapassado.

Com o restabelecimento da democracia, o sistema de Educação sofreu diversas mudanças, mas continuou voltado para o consumo e interesses patrióticos e internacionais (SOARES, 1992), com poucas possibilidades de uma ação voluntária por parte do Educador, mantendo-se uma Grade Curricular que nem sempre respeitou/respeita os Direitos do educando.

Neste sentido, o papel da Escola Pública Normal, no Brasil, é questionável, e não pode-se dizer que não está sendo cumprido. Afinal, qual é o Papel deste modelo, que não respeita a necessidade da criança e do adolescente de se manifestarem, o acesso destes aos mesmos espaços e equipamentos ocupados e dominados pela elite, havemos de perguntar. Foi necessário um Regime de Cotas arbitrário para tentar amenizar essa desigualdade de eficiência.

Penso que pode haver um propósito neste aparente fracasso escolar. Enquanto a nossa Educação Pública for sucateada e sub-administrada como vem sendo, empresas estrangeiras continuarão dominando o mercado da Educação no Brasil, menos uma fatia do PIB para a nossa Economia em face do comprometimento do desenvolvimento criativo dos educadores e educandos brasileiros, além de ir causando, pouco a pouco, a extinção de muitas de nossas Culturas.
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1. Zamponha: A 'flauta de Pan'. Instrumento musical dos povos andinos, constituído por um conjunto de tubos fechados numa extremidade, ligados uns aos outros em feixe ou lado a lado.
2. Henry Ford: O Fordismo, o Taylorismo e as linhas de produção como bases do processo produtivo do capitalismo industrial e suas repercussões sociais.

Referências Bibliográficas

DOIN, Germán. Documentário, Argentina, 2012, 115 min. Disponível em<https://youtu.be/NMZrM3Y9ZOE> Acessado em: 14/11/2020.

ILLICH, I. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Ed. Vozes, 1985.

SOARES et alli. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez,1992.

VAGO, T. M. O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente. Um diálogo com Valter Bracht. Revista Movimento, ano 3, n.5, 1996. Disponível em:<http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/viewArticle/2228>. Acessado em:14/11/2020.